Aperfeiçoar membros da CIPA para desenvolverem ações de prevenção a acidentes de trabalho na empresa, em atendimento à NR-5, aprovada pela Portaria nº 3.214/78.
Atuação no mercado de trabalho
O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
- Identificar os riscos do processo de trabalho, com base nas normas de segurança e saúde no trabalho e os princípios de prevenção de acidentes, a fim de propor medidas preventivas e/ou corretivas.
- Classificar os agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos que possam gerar danos ao mais completo estado de saúde dos trabalhadores, baseado na legislação vigente, com vistas a propor medidas preventivas e/ou corretivas.
- Elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, e o plano de trabalho, com assessoria do SESMT, onde houver, utilizando-se da legislação vigente, disponibilizando as informações do mapa de riscos e as medidas de prevenção aos trabalhadores.
- Garantir a adoção de medidas necessárias na prevenção de acidentes, bem como o cumprimento das normas vigentes, por meio da participação nas reuniões da CIPA, do processo eleitoral da nova CIPA e de ações desenvolvidas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT.
- Investigar e analisar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador, as causas e as circunstâncias dos acidentes de trabalho, considerando as normas vigentes, a fim de propor medidas corretivas aos problemas identificados.
- Promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT, de acordo com levantamento de necessidades realizado na empresa, a fim de sensibilizar, esclarecer e comunicar aos trabalhadores os riscos e medidas preventivas possíveis em seu ambiente de trabalho.
- Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho, utilizando-se dos conhecimentos de riscos de acidentes, visando à identificação de situações que possam provocar acidentes.
- Colaborar, junto ao SESMT, onde houver, ou com o empregador, no desenvolvimento e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, como também de outros programas relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho.
As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes – CIPAs surgiram no ano de 1944, e desde então ocupam importante papel na prevenção aos acidentes de trabalho.
A Norma Regulamentadora – NR 5 estabelece que as empresas promovam anualmente o “Treinamento para os membros da CIPA”. Em razão das constantes transformações tecnológicas, este treinamento vem ao encontro de outras necessidades, principalmente no que diz respeito à identificação de riscos e adoção de ações preventivas que evitem a ocorrência de acidentes de trabalho.
Dessa forma, visa também contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, bem como preservar o patrimônio e evitar as perdas decorrentes dos infortúnios laborais para as empresas, além de reduzir gastos públicos na área de saúde e previdência social.
Trabalhadores eleitos, indicados ou designados para compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio nas Empresas – CIPA.
Este curso destina-se a trabalhadores eleitos, indicados ou designados para compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio nas Empresas (Cipa).
O curso prevê aulas teóricas e tarefas com simulação de situações práticas enfrentadas no dia a dia por profissionais da área.
- Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
- Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
- Noções sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho decorrentes das condições de trabalho e da exposição aos riscos existentes no estabelecimento e suas medidas de prevenção;
- Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção;
- Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária, relativas à segurança e saúde no trabalho;
- Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de prevenção dos riscos;
- Noções sobre a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho;
- Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão;
- Prevenção e combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho;
A Protemar confere o certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados, que cumprirem a carga horária total.
- RG
- CPF