Telefone: (45) 3254-9131
WhatsApp: (45) 99989-0306
Av. Maripá, 1015 - Centro - M. C. Rondon, PR
Dicas

| Postado em: 03/04/2017 - 17:48
Saiba qual a luva de segurança correta para cada risco

Para estar dentro da lei e promover segurança no ambiente de trabalho, é importante que empregados e empregadores estejam cientes em relação aos riscos de sua atividade. No caso dos ambientes de trabalho como indústrias, açougues, plataformas de petróleo, construção civil, jardinagem etc, há vários riscos aos quais as mãos ficam expostas.  Eles podem ser de origem química, de cortes ou de queimaduras, abrasão.

Por conta disso, é importante avaliar o risco inerente a cada tarefa, e assim selecionar uma luva que exerça uma proteção especializada, haja vista que esta é uma regra de segurança, estabelecida pela NR-6, no tocante às exigências para o fornecimento e treinamento do EPI, que toda empresa deve oferecer aos seus funcionários.

Para a proteção das mãos, selecionamos abaixo uma lista de luvas e a apropriada aplicação para cada uma delas:

Luvas de algodão e tecido – Mantém as mãos limpas e seguras de abrasões, mas pode não ser forte suficiente para se lidar com materiais pontudos ou ásperos.

Luvas de tecido revestidas – Fornece proteção contra alguns produtos químicos de moderada concentração. Elas podem ser usadas em trabalho de laboratório visto que são suficientemente fortes para proteger contra produtos químicos específicos com que se estiver trabalhando

Luvas de borracha, plástica ou de material sintético – Podem ser usadas em trabalho de limpeza ou com óleos, solventes e outros químicos.

Luvas de Couro – Podem ser usadas para solda, visto que o couro pode resistir a faíscas e calor moderado. O risco de cortes ou abrasões também pode ser minimizado com este tipo de luva.

Luvas aluminizadas – Recomendadas para soldagem, alto forno e fundições visto que elas fornecem proteção refletiva e isolamento.

Luvas de fibra – Luvas para uma ampla variedade de aplicações industriais. Elas são resistentes a corte e abrasão e fornece proteção para ambos, calor e frio

Luvas resistentes a produtos químicos e líquidos -  Há vários tipos de luvas podem proteger contra produtos químicos específicos: -luvas de borracha butílica: ácido nítrico, ácido sulfúrico, acido e peróxido hidroclorídico; -luvas de látex ou borracha: soluções líquidas ou ácidas, álcalis, sais e cetonas; -luvas de neoprene: fluidos hidráulicos, gasolina, álcool e ácidos orgânicos; Luvas de borracha nitrílica: solventes clorados

Resultado de imagem para luvas diversas

Outras Dicas

Óculos de proteção
Postado em: 13/01/2017 - 19:01
Como evitar doenças de pele ocupacionais?
Postado em: 13/01/2017 - 19:02
Prevenção de incêndios
Postado em: 13/01/2017 - 19:03
Copyright © 2018 - Protemar Equipamentos de Proteção Individual Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por 4aw